Se você tem aqueles móveis em casa que já estão velhos e esquecidos, esta pode ser uma boa alternativa para que consiga restaurá-los e dar uma vida nova para sua casa, a pátina em madeira pode te surpreender e hoje falaremos sobre ela.

Acredito que muita gente tem aqueles móveis velhos encostados em casa que não servem mais para muita coisa como um armário, uma cômoda, penteadeira e coisas do tipo, esta é uma técnica que pode ajudar a reaproveitar estes móveis.

Do que se trata?

De maneira resumida esta é uma técnica de pintura na qual você consegue dar uma vida nova para os seus móveis através dela. Porém aqui não se trata somente de pintar de uma cor sólida.

A regra de base para fazer esta técnica é pintar o seu móvel com uma cor qualquer e tendo essa cor como base escolher outro tom mais claro ou escuro para misturar.

Cores mais usadas nesta técnica são cores como branco e bege, mas você pode fazer com as cores que preferir e deixar suas peças ainda mais alegres e bonitas.

Como fazer:

Para iniciar você pode começar com a pátina provençal que é um dos tipos mais usados no artesanato e também se trata de um dos mais simples de fazer. Ele tem como principal característica que a superfície do móvel seja toda pintada.

As quinas e as bordas precisam ficar com uma aparência desgastada. A pátina provençal tradicional leva como fundo sempre o marrom escuro, isto porque esta seria a cor original da madeira, a cobertura leva um branco ou uma cor bem clara.

Materiais necessários:

Para realizar esta técnica, assim como diversos tipos de pintura você precisa de materiais que são facilmente encontrados e eles são:

  • Uma lixa grossa, média e fina;
  • Um pincel redondo, achatado e um achatado largo;
  • Uma esponja áspera, um tecido macio, palhas de aço n°00 e 000;
  • Tinta PVA branca;
  • Duas tintas de dois tons, um mais claro e outro escuro.

A pintura:

Depois de lixar e preparar a madeira com a tinta branca de PVA, você pode iniciar a sua pintura. Você pode pegar o pincel achatado Largo e pintar o objeto inteiro com a tinta mais clara, geralmente da cor branca.

Na pátina de madeira provençal, nas frestas e relevos você precisa usar o pincel achatado estreito e esperar secar por dois dias se for preciso depois da primeira demão de pintura, por mais que a peça pareça mal pintada, não se assuste.

Depois de secar use o pincel estreito e pinte com a tinta mais escura da sua preferência todos os relevos e pontos onde queira o destaque de desgaste e novamente espere secar muito bem.

Depois de secar tudo corretamente você pode usar a esponja de aço para dar ainda mais desgaste na peça, se preferir pode até envernizar depois de ter finalizado tudo. Fique livre para procurar vídeo aulas sobre o assunto!

Espero que tenha gostado das dicas e que agora saiba como começar da forma correta!