Ao longo do tempo diversas pessoas buscam por novas maneiras de se distraírem no seu tempo livre e por isso adotam hobbys como jogar videogame ou até mesmo bordar. Hoje falaremos do ponto cruz, uma nova maneira de costurar.

 

Se você está em busca de um novo hobby e nunca considerou o bordado, saiba que este é um dos melhores hobbies que temos na atualidade, seguindo muitas pessoas. Essa modalidade de costura pode te impressionar.

 

Além de ser muito simples de fazer, você pode começar desde o zero agora mesmo e conseguir se aprimorar cada vez mais ao longo do tempo. Na verdade, é uma técnica antiga que voltou à tona em 2008.

Do que se trata?

 

Você talvez não saiba dessa informação, mas o ponto cruz é a técnica de bordado mais antiga que pode ser encontrada em culturas do mundo inteiro e inclusive no Brasil. Provavelmente já viu alguma peça com esta técnica.

 

Ela é muito comum de ser encontrada em panos de louça, toalhas de mesa, lençóis, guardanapos, quadros e vários outros objetos. Esta é uma técnica de bordado que usa principalmente de pontos em forma de x para formar desenhos.

 

É uma das técnicas mais antigas de bordado no mundo mas só voltou à tona em 2008 e na época muitas jovens inglesas começaram a confecção de peças com esta técnica para gerar uma nova fonte de renda.

 

Ela é uma técnica muito versátil que permite uma infinidade de desenhos, você será limitado apenas pela sua criatividade. Agora daremos algumas dicas de como você pode iniciar neste tipo de bordado.

 

Materiais necessários:

 

O primeiro passo para você que quer iniciar nesta técnica de bordado é garantir os materiais necessários para dar início em sua aventura pelo ponto cruz.

 

  • Linhas:

 

Essas são minhas com fios de algodão e conhecida também pelo nome de meadas. Na hora de fazer o seu bordado é muito importante soltar os fios que são torcidos e unidos;

 

  • Tecido:

 

Conseguir o tecido correto também é ideal para que você consiga fazer um trabalho perfeito. Os tecidos com tramas uniforme podem ser usados para este artesanato, como o linho;

 

  • Agulha:

 

As agulhas mais indicadas para esse tipo de artesanato são as de ponta grossa e isto porque elas não machucam os dedos. A recomendação é que você cumpre pelo menos duas agulhas para não perder;

 

  • Tesoura:

 

As tesouras também tem um pequeno segredo e você precisa de uma tesoura grande e outra pequena com ambas muito bem afiadas. A grande porque auxilia no corte do tecido e a pequena ajuda a fazer acabamentos.

 

Dicas extra:

 

O próximo passo está na prática e nas aulas. Aqui você pode separar um gráfico para orientar o seu trabalho e eles são facilmente encontrados na internet, além de também buscar por vídeo aula sobre o ponto cruz, que são facilmente encontrados na internet.

 

Você pode buscar por tutoriais que ensinam a tirar o fio da meada, início arremate avesso perfeito, como realizar a técnica na vertical e como ler os gráficos de ponto cruz. Uma vez que fez isto basta buscar formas simples e começar!